O ronco não é só aquele barulho incômodo que as pessoas ao seu redor reclamam. Ele pode se tornar um problema mais grave se não for tratado!
Os sons involuntários que emanam das vias aéreas durante o sono são conhecidos como ronco.
Indivíduos que lidam com roncos geralmente buscam tratamento para determinar se essas vibrações são simplesmente devido à sua postura ao dormir ou se estão relacionadas a condições médicas como a Síndrome da Apneia Obstrutiva do Sono ou outra condição.
Do ponto de vista médico, o ronco ocorre quando as vias aéreas superiores ficam estreitas ou obstruídas durante o sono.
Essa “estreiteza” compromete a passagem do ar, resultando na vibração dessas estruturas e afetando a qualidade do sono tanto para o indivíduo que ronca quanto para seu cônjuge ou familiar que compartilha o mesmo espaço.
O ronco pode ser um indício sério da Apneia Obstrutiva do Sono (AOS), uma condição grave em que o indivíduo que ronca interrompe a respiração repetidamente durante o sono.
A AOS pode levar a…
Sonolência durante o dia, queda no desempenho no trabalho, riscos ao dirigir e também está associada a problemas de saúde, como pressão arterial elevada, ritmo cardíaco anormal e complicações pulmonares.
Existem alternativas não cirúrgicas para abordar esse problema, tais como:
Perda de peso, evitar o consumo de álcool antes de dormir, a manutenção de horários regulares de sono, a preferência por dormir de lado em vez de de costas ou o uso de um dispositivo oral para reposicionar a mandíbula durante o sono.
Além disso, há várias opções cirúrgicas tradicionais disponíveis para a redução do excesso de tecido.
Natural de Jundiaí, São Paulo, formou-se em Medicina na Universidade de Brasília (UnB).
Concluiu sua Residência Médica em Otorrinolaringologia na UNIFESP/EPM e obteve o título de Especialista pela ABORL-CCF.
Especializou-se em Rinologia e Cirurgia Endoscópica da Base do Crânio com Dr. Aldo Stamm e fez um Research Fellowship na Universidade de Pittsburgh.
Atualmente, integra a equipe da Clínica Nakanishi como otorrino em Brasília, destacando-se em sua área.